quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Criativa, eu?

Estudante de publicidade que nunca teve uma crise existencial, não é estudante de publicidade...

Tá, tudo bem que algumas pessoas podem ter mais que outras, mas pelo menos uma crisezinha tem que ter tido. Eu as tenho sempre...Capitalista sanguinária, eu? Alienadora das massas, eu? Existe publicitário ético? Perguntas de mais, para respostas de menos. Mas o que eu queria mesmo é ser CRIATIVA. Mas o que é ser criativa? sei lá...eu pergunto de +, neh? Onde estou?...Quem sou eu?...Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Chega!!!!!!!!! Hoje acordei em crise...mas amanhã já passa =)

A criatividade tem suas raízes na infância, mas infelizmente a maioria dos adultos não teve acesso a uma educação eficiente, impedindo que elas crescessem e florescessem.

“Quando as crianças vão para a escola, são pontos de interrogação; quando saem, são frases feitas”. Neil Postman (educador).

Esse pequeno trecho a seguir, retirado do livro: Um “toc” na cuca, ed. São Paulo, ilustra exatamente onde ocorre essa mudança. (PS. livro maravilhoso, eu recomendo)
“Quando eu estava no meio do curso colegial, meu professor de inglês fez uma pequena marca de giz no quadro-negro.
Ele perguntou à turma o que era aquilo. Passados alguns segundos, alguém disse: ’É uma marca de giz no quadro-negro’. O resto da classe suspirou de alívio, porque o óbvio foi dito e ninguém tinha mais nada a dizer. ‘Vocês me surpreendem’, o professor falou, olhando para o grupo. ‘Fiz o mesmo exercício ontem, com uma turma do jardim da infância, e eles pensaram em umas cinqüenta coisas diferentes: o olho de uma coruja, um inseto esmagado e assim por diante. Eles realmente estavam com a imaginação a todo vapor’.
Nos dez anos que vão do jardim da infância ao colegial, nós tínhamos aprendido a encontrar a resposta certa, mas também havíamos perdido a capacidade de procurar outras respostas certas e perdido muito em capacidade imaginativa”.

A boa notícia (isso consola um pouco da minhas crises) é que a criatividade faz parte da natureza humana e com o estímulo certo, nós podemos desenvolve-la.

4 comentários:

Flaveetcho disse...

Pouxa!
É verdade... a gente vai desenvolvendo...

Eu tbm tenho crises, gente!
Eh triste...
Mas, graças a Deus, dah e passa!

\o/\o/

To adorando isso aqui!
Mari... divulgaaa...

=*****[...]

rayway disse...

Eu me identifiquei! o/
...ainda bem que a criatividade pode ser desenvolvida, fiquei mais tranquila agora ;D

=****

C. disse...

eu acreditava na criatividade como um dom. não só a criatividade, mas várias outras habilidades.

de boba que era.
antes eu soubesse antes que só faltava o estímulo( ou o esforço?) certo!
mas talvez eu errasse tudo exatamente igual...vai saber!

Méle Dornelas disse...

Oiee Mari, eu acho que não sei adicionar pessoas no meu blog =P
descubrirei.

muito legal o teu :)

beijo beijo =*